Como aumentar a absorção de nutrientes no corpo? Nosso organismo é uma máquina praticamente perfeita. Ele executa funções e tem propriedades que até hoje surpreende os cientistas e desafiam estudos a conhecerem seus segredos. Então, como todo engenho, ele precisa de provisões para toda sua complexidade.
Logo, as vitaminas e minerais e também os macronutrientes - são fundamentais para sua fisiologia e processos químicos. Esses nutrientes, entretanto, passam por diversos processamentos antes de serem disponibilizados ao corpo, o que gera perda de qualidade e quantidade deles a ser disponibilizado.
E, algumas pessoas, têm uma tendência maior a essa complicação, seja por deficiências, quadros de doenças crônicas, entre outros. Entenda mais como funciona a absorção de nutrientes e se existe uma maneira eficiente de maximizar esse processo.
Como funciona a absorção de nutrientes no nosso organismo?
Quando colocamos que o corpo humano é uma verdadeira criação engenhosa, não é exagero. Cada parte, cada sistema, tem funções essenciais e pré-definidas, garantindo que todas ajam em conjunto e equilíbrio
Na absorção de nutrientes, isso não é diferente. Existem etapas e procedimentos muito bem estruturados, garantindo que serão aproveitados apenas o necessário e nada mais. E o processo começa no momento em que os alimentos são ingeridos.
A digestão garante que as substâncias sejam quebradas em moléculas menores. Dessa forma, os nutrientes atravessam as paredes do intestino delgado, para o ambiente interno - sangue e linfa, que transportam e eliminam substâncias.
Todo esse caminho, que se inicia ainda na boca e digestão do estômago, é o que garante que os nutrientes sejam absorvidos e devidamente aproveitados.
Entretanto, algumas disfunções e doenças crônicas (como alergias e patologias que afetam o intestino, por exemplo), atrapalham e reduzem significativamente a capacidade de absorção nutricional do corpo.
Sendo assim, como aumentar a absorção de nutrientes no corpo?
A biodisponibilidade é um conceito da nutrição, que se refere a combinação de vários nutrientes e fatores, para maximizar a absorção de vitaminas e minerais. Portanto, a melhor forma de aumentar o aproveitamento deles, então, é usá-los em conjunto. Entenda as melhores combinações abaixo:
1 - Ferro + vitamina C
Um dos casamentos mais bem sucedidos e que garantem eficiência na absorção de nutrientes, é associar sempre o consumo de alimentos fonte de ferro com os ricos em vitamina C. Afinal, o ácido ascórbico e o ferro agem em conjunto nos diversos sistemas.
A vitamina C age como uma “cola” para o ferro. Assim que absorvido, ela ajuda as moléculas do mineral a se fixarem nas células vermelhas, garantindo seu aproveitamento.
2 - Vitamina D + Cálcio
O cálcio é o mineral mais presente no corpo humano. Afinal, ele quem compõe ossos, dentes e até unhas. Ele possui outras atribuições estratégicas, como contrações musculares, sinapses do sistema nervoso e até processo de coagulação.
Porém, o corpo perde muito cálcio e sua absorção não é eficiente por si só. É nesse momento, que entra a vitamina D (ou a vitamina do sol). Ambos se completam e aumentam seus devidos potenciais na manutenção da nossa saúde.
A vitamina D permite que o cálcio se fixe mais facilmente nos ossos. Enquanto o cálcio facilita a ação da vitamina nas células nervosas e transmissão de sinapses.
3 - Vitamina E + Vitamina A
Conhecida também como pró-vitamina A ou betacaroteno, é um pigmento amarelo, responsável pela importante função de ser um poderoso antioxidante, combatendo inflamações e oxidação dos radicais livres.
A vitamina E também é antioxidante e atua diretamente em sistemas importantes, como o imune e nervoso. Suas ações anti-inflamatórias, reduzem o envelhecimento celular precoce e combatem doenças como o Alzheimer.
Por terem atribuições similares, o betacaroteno é melhor absorvido, quando os níveis de vitamina A estão suficientemente bons e vice-versa.
Melhorando a absorção de nutrientes com suplementação
A melhor forma de melhorar a absorção de nutrientes, é garantindo uma alimentação balanceada e composta com as melhores combinações de biodisponibilidade. Entretanto, nem sempre a dieta saudável é capaz de suprir essas demandas nutricionais, causando quadros de deficiência e prejuízos à saúde.
Sendo assim, nesses casos, recorrer à suplementação vitamínica, é uma ótima maneira de repor nutrientes. E, melhor ainda: elas já trazem todas essas combinações que citamos logo acima, para maximizar os efeitos benéficos.
Belt Ferro, vitamina C e ácido fólico
Nossa suplementação completa, conta com a melhor biodisponibilidade possível. Os efeitos positivos do ferro com o ácido ascórbico você já deu uma conferida. Mas, nessa vitamina, adicionamos o ácido fólico para aumentar a biodisponibilidade.
O ácido fólico atua diretamente com o ferro na produção de hemoglobinas e fixação de oxigênio nas células. O mineral, ainda, é na disposição quelato, que aumenta em 3x a capacidade de absorção.
Validate your login